Família > Arcuri
brasao


O sobrenome italiano ARCURI é de origem de apelido.

Os sobrenomes de apelidos são aqueles que tem sua origem numa característica do físico ou atributos pessoais dos primeiros portadores do nome. Nesse caso o sobrenome ARCURI deriva da palavra calabresa “ARCURI” – que significa Urso , por isso assemelha-se ao rude, grosseiro, cabeludo, dorminhoco. Assim, o sobrenome ARCURI, como apelido, foi dado aos membros de certa comunidade a alguém que tinha as características acima mencionada ou atributos. O sobrenome ARCURI é também interpretado como Arcudi, Licudi, Orsi, Orselle, etc. As formas com “o” ou “u” são associados ao norte da Itália, enquanto que as variantes Arcudi e o sobrenome Arcuri são associadas à Calábria e Sicília. Todavia, todos eles tem o mesmo significado. Referências ao sobrenome ARCURI ou suas variações incluem uma referência à família Orsini de Roma. Essa família foi uma das mais poderosas e nobres das famílias da Itália. Juntas com os Borgias e Sforza, eles dominaram o poder na Itália durante a Idade Média e Renascença. Durante a Idade Média a família Orsini deu ao Estado 5 Papas:

Stefan III – em 752

Paulo I - em 757

Celestino III – em 1191

Nicolas III – em 1277

Benedeto XIII – em 1724

Assim como, 30 Cardeais, 63 Senadores, 4 Prefeitos de Roma, 6 Juízes ou Magistrados da Igreja, uma centena de Capitães, Generais e outros militares. Outra referência menciona a família ARCURI de Gallipoli, em Otranto ( sul da Itália) a qual foi outorgada, com status de nobreza e brasão de armas.

Brazão de Armas: Azul; uma faixa arqueada amarela e vermelha; o sol em posição superior à direita e um cometa prateado à esquerda.

Timbre ou Elmo; Pomposa águia preta

Origem: Itália

Pesquisa feita por Oscar Arcuri


<<voltar