Juiz de Fora > Igreja Nossa Senhora do Rosario


Conforme escreveu Paulino de Oliveira no livro Pantaleone Arcuri e Juiz de Fora, datado de 1959,  Pantaleone Arcuri foi ainda construtor de vários templos em Juiz de Fora, a começar pela Igreja do Rosário, cuja inauguração ocorreu a 1º de outubro de 1905.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário teve sua pedra fundamental lançada em 1882. Mas sua construção foi iniciada somente em 1905 pela Companhia Pantaleone Arcuri & Spinelli. O terreno foi doado à Irmandade do Rosário por Rita de Cássia Tostes para que fosse construída uma capela dedicada a Nossa Senhora.
Transcrevemos do jornal da época “O Farol” de 10 de outubro de 1905:

“A Igreja do Rosário foi construída  por Pantaleone Arcuri & Spinelli, sendo contra-mestre da obra o pedreiro J. Jorge Helt, e ocupa uma área de 300 metros quadrados.
A escadaria que dá acesso à igreja é feita toda de ladrilhos e mosaicos fabricados pela casa construtora. Na fachada vê-se a imagem de Nossa Senhora, tendo ao lado dois anjos, em cimento, obras devidas ao exímio escultor José Caporali. Seu estilo é corinto misto.
A torre eleva-se a 28 metros de altura e, na sua parte superior, é revestida de azulejos de vidro esmaltado. No átrio, cujo pavimento é todo ladrilhado, vê-se a seguinte inscrição em latim: “Domus Dei, Porta Coeli”. O coro é sustentado por três bonitas arcas, e a ele dá acesso uma escada de madeira em caracol. Outra escada do mesmo feitio conduz do coro ao alto da torre.
No arco do átrio e no centro há a seguinte inscrição sobre duas pedras de mármore: “Construída por Pantaleone Arcuri & Spinelli, em 1905, sob a direção do Exmo. Sr. Dr. Braz Bernardino Loureiro Tavares”.

O teto levou pintura simples, mas bonita. No centro há um quadrado formando lindo desenho geométrico, em cujo centro destaca-se um artístico florão de madeira em alto relevo. Há no interior do  templo belas colunas, sendo elas pintadas com diversos fingimentos de mármore até a altura dos capitéis. Dos lados laterais do altar há duas portas que dão saída do templo.

O passeio que contorna exteriormente o templo, é todo de ladrilho de diversas cores. As obras de madeira, bem como a  artística porta principal, foram feitas sob a direção do Sr. Salvador Notaroberto, chefe do  estabelecimento construtor”.
O ato inaugural, segundo o mesmo jornal, teve como paraninfo o dr. Cândido Teixeira Tostes e a ema. Sra. Constança Vidal Lage Valadares, tendo sido a benção dada pelo revmo. Padre Ferderico Hollembrock. A imagem de Nossa Senhora do Rosário foi conduzida em procissão desde a matriz até a nova igreja, tendo após a missa solene, cantada pelo revmo. Padre Luiz Koster, com sermão ao Evangelho, sido realizados vários festejos, com a queima de fogos de artifício confeccionados pelo sr. Vicente Minoboli.
Na véspera fora realizada a benção dos sinos, também em expressiva solenidade, servindo de madrinhas a exma. Sra. Emerenciana Älvares de Assis e a senhorita Silvia Guimarães Mascarenhas.

É considerada uma das maiores riquezas do patrimônio cultural de Juiz de Fora e tem no seu  projeto arquitetônico a melhor estrutura acústica da cidade permitindo grande transparência do som, dando o retorno excelente para o público e para quem está no altar, podendo sediar vários concertos com o Festival Internacional de Música Colonial que acontece todos os anos. Dentre as características acústicas do imóvel, tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do município em 5 de dezembro de 2001, está a formação ovalada do teto e as paredes arredondadas do altar que funcionam como um amplificador.
O projeto da igreja do Rosário apresenta tendência eclética com ornamentos originários de várias fontes de estilo. Na fachada, se destacam as colunas que fazem referência ao estilo jônico, caracterizado pela delicadeza de detalhes..

Ao completar 100 anos da construção da igreja, foi feita uma homenagem ao Padre Aloísio Derossi, primeiro pároco da Igreja e cujo corpo está enterrado perto do altar mor.

Fonte: Tribuna de Minas, Arquivo Pessoal, livro Pincipessa Mafalda

< voltar >

 

 

 

 

rosario
rosario
rosario
rosario
saojoao
rosario
rosario rosario
rosario rosario
rosario rosari