Juiz de Fora > Igreja de São Roque


O culto a “ SanRocco”  era praticado por imigrantes italianos. São Roque viveu na Itália, no século XV e, segundo registros, curava os enfermos de peste , apenas fazendo o sinal da cruz diante deles. Seu dia é comemorado em  16 de agosto e a festa é tradicionalmente realizada “ in un spaccio di generi alimentaria”.

Na cidade, a irmandade de São Roque foi fundada em 8 de agosto de 1902 e a construção do templo, em maio de 1904, com direito à polêmica e conflito com os redentoristas.  Inaugurada em 1907, teve o seu período de abertura, desativação e a reabertura em 1920. A Irmandade de São Roque, a beira da insolvência financeira e exausta psicologicamente, deciciu doar o templo à comunidade católica.

Situada à Av. Dos Andradas, bem defronte ao Largo de São Roque, o pequeno templo assistiu a passagem das décadas do século XX. O templo completou um século e, é um expoente e exemplo de estilo barroco, com aplicações pseudo-góticas. No final da década de 60, encontrava-se fechado e em completo abandono,  mas,  foi reaberto e restaurado.

Fonte: Tribuna de Minas, Arquivo Pessoal

< voltar >

 

sao roque
sao roque
sao roque
sao roque
sao roque